Apresentação

A AMAVR – Academia de Música e Artes de Vila Real, é um projeto da ACROLATin – Associação Cultural e Recreativa da Orquestra Ligeira – A Transdouriense, associação sem fins lucrativos criada em 2006. Há vários anos que a ACROLATin assume o compromisso com o ensino, investindo na criação e desenvolvimento de serviço educativo e de formação de novos públicos. Este projeto educativo nasceu em 2010, a partir da reunião de vontades de um grupo de jovens músicos profissionais que com esta iniciativa, pretendem ser um olhar atento sobre a realidade artística e musical da região e do país, sensibilizar as comunidades, as instituições e os órgãos de poder para o reconhecimento das artes como mais valia social, cultural e identidade, assim como, identificar as estratégias mais adequadas de intervenção sobre o meio social e cultural.

Consequentemente, a AMAVR constatou a necessidade de criar uma Escola de Ensino Musical Artístico especializado em Vila Real, que viesse dar resposta à urgência de um modelo alternativo de formação artística e musical na comunidade, assente em padrões modernos de exigência e qualidade.

Assim sendo, o projeto da Academia de Música e Artes de Vila Real contempla duas realidades: A primeira contemplar o ensino da musica moderna inexistente na região como (Jazz, Pop, RocK e Tradicional) na qual temos sido pioneiros; na segunda a necessidade de combater os vícios inerentes à exclusividade e de potenciar a competitividade no meio artístico, fundamentais para a consecução dos padrões acima referidos.

Desde setembro de 2010 que a AMAVR leciona com profissionais habilitados os cursos de pré-iniciação, iniciação e básicos de música.

Desde a sua formação, esta jovem academia, realizou dezenas de atividades.