Biografia

A Orquestra de Jazz do Douro é o ex-libris da ACROLATin  (Associação Cultural e Recreativa da Orquestra Ligeira – A Transdouriense), inicialmente conhecida pela Orquestra ACROLAT’in, durante a sua atividade sofreu várias mutações, transformando-se no que é a atual Big Band com o nome de “Orquestra de Jazz do Douro”.  Desde 2006 que tem vindo a evoluir e para isso tem contado com vários workshops & Masterclasses sobre Jazz e improvisação. Os estágios de formação sobre Jazz, têm sido de trabalho intensivo para os seus músicos, na aprendizagem da linguagem do Jazz, e tem contado com nomes de peso da música nacional e internacional como Laurent Filipe, Marco Sannini, José Menezes, Filipe Melo, Pedro Moreira, Gonçalo Marques e Paulo Gomes.

A Orquestra de Jazz do Douro tem trabalhado de forma contínua com músicos e maestros com créditos firmados como Carlos Mendes, David Rodrigues, Carlos Taveira e Valter Osório Palma, na área de Jazz com Laurent Filipe, Marco Sannini, José Teixeira e Rui Teixeira. O atual maestro é Válter Osório Palma.

 

A Orquestra de Jazz do Douro, é uma formação inspirada nas grandes Big Bands do passado, e tem com referencia as grandes Orquestras de Jazz da atualidade, promove continuamente a investigação, a formação e a divulgação na área do jazz instrumental e com vozes, apresenta repertórios com variáveis estéticas de várias épocas do jazz. Ao longo da sua existência já realizou inúmeras atuações, em vários municípios e Teatros nacionais.

A sua formação conta com 21 músicos e maestro distribuídos por 4 naipes de instrumentos musicais: Saxofones (5); Trompetes (4); Trombones (4); Secção Rítmica (5) (guitarra, bateria, percussão, baixo ou contrabaixo e piano) e Vozes (3).

A caraterização do reportório que tocou ao longo do seu percurso:

Musica feita por compositores com experiencia de música do mundo incluindo música portuguesa

Ligeiro - arranjos de vários compositores como Carlos Marques, Carlos Azevedo, Afonso Alves, Carlos Amarelinho, Jerry Nowak, Victor Lopez, Roger Holmes, entre outros

Pop Rock - arranjos de vários compositores como Carlos Marques, Carlos Azevedo, Afonso Alves, Carlos Amarelinho, Lennie Niehaus, Jerry Nowak, Roger Holmes entre outros

Jazz - Carlos Azevedo, Alfred James Ellis, Gordon Goodwing, Myles Collins, George Gershwing, Duke Ellington, Jerry Nowak, Lennie Niehaus, Kris Berg, Scott D. Stanto, Seymour& Gerald M, Scotty Morris, Matt Ammy, Van Morrison, Mark Taylor, Arthur Hamilton, entre outros.

 

© 2018 por Orquestra de Jazz do Douro. 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now